Site Loader
deserto saara

Mesmo com o calor do Saara, os 9.200.000 quilômetros quadrados do majestoso terreno desértico causam arrepios em seu corpo. Há pouco que é tão surreal quanto os primeiros olhos nas dunas; suas várias tonalidades de laranja e amarelo contra o horizonte infinito.

Sentado no camelo, você é levado ao vasto deserto para uma noite acampando sob o estrelado céu africano. Esta é uma aventura no seu melhor, um destaque de qualquer aventura do Norte da África.

É uma jornada que alimentará seu espírito aventureiro, mas a ideia de entrar no deserto escaldante e remoto pode parecer um pouco assustadora no começo. Para combater isso, eu juntei algumas dicas que aprendi ao longo do caminho para que você possa se concentrar em absorver o deslumbrante Saara.

A Caminhada antes da Caminhada

A primeira coisa a saber é que existem dois ergs principais (mares de dunas formados pela areia soprada pelo vento) no deserto do Saara, no Marrocos : Erg Chigaga e Erg Chebbi. Ambos são lindos, mas o Erg Chebbi é, na minha opinião, mais impressionante por suas dunas mais grandiosas que alcançam mais de 520 pés.

Obviamente, para o deserto ter um isolamento tão majestoso, você tem que pegar uma longa viagem de ônibus para chegar lá. Embora a quilometragem não pareça tão ruim, passar por cima dos desfiladeiros das Montanhas Atlas e das rodovias de uma pista pode ocupar uma grande parte do dia.

O lado positivo da jornada é que há belas paisagens ao atravessar as montanhas, com aldeias berberes remotas encravadas entre as colinas. Observar a paisagem da montanha gradualmente se transformar de sua formação rochosa nas dunas de areia salpicadas através da janela é bastante a distração.

Pack como um Profissional

Uma vez que você chegou na pequena cidade do deserto de Merzouga, você pode estocar o essencial nas poucas lojas ao longo da estrada principal (dica: tecidos e uma lanterna foram úteis para viagens ao banheiro; instalações sanitárias do acampamento eram bastante básicas ).

Certifique-se de que tem água e carregue os seus dispositivos antes de partir – raramente existem pontos de energia disponíveis nos acampamentos do deserto e não quer perder oportunidades fotográficas devido ao mau planeamento.

Para a sua jornada de Merzouga até o deserto, a chave é levar luz. Você também deve manter seu modesto vestuário, já que o Marrocos é um país conservador, especialmente nas regiões mais remotas. Isso significa que, para respeitar a cultura local, você deve manter seus ombros e joelhos cobertos.

Roupas como esta também se mostrarão mais confortáveis ​​e protegerão você do sol. Não desanime com o calor; Não há como negar que é quente, mas é totalmente manejável. Os melhores materiais para usar são tecidos soltos e respiráveis, como linho leve. (Você pode facilmente pegar uma grande roupa de linho nos souks das principais cidades.)

Em julho e agosto, as temperaturas sobem acima de 122 graus Fahrenheit, mas as noites ainda podem estar frias. Eu estava lá em meados de junho e estava feliz por ter uma camada para a noite, então pense em trazer alguns, especialmente se você estiver viajando durante os meses de inverno.

Os Altos e Baixos de Andar de Camelo

Entrar nas profundezas do deserto de camelo é a experiência quintessencial. Do seu ponto de vista privilegiado, um camelo é uma maneira primordial de olhar para o Saara e lhe dará aquele majestoso, Lawrence da Arábia, que se sente ao passar pelas dunas ondulantes nas profundezas do deserto.

A caminhada até o acampamento do deserto levará cerca de uma hora de Merzouga. Será final da tarde quando sua jornada sair, então o calor não será um fardo para sua jornada, mas é super importante cobrir sua cabeça enquanto o sol do deserto permanece forte, mesmo que você esteja bebendo bastante água. Para o passeio, coloque sua garrafa de água por perto e mantenha sua câmera à mão para fotos da cadeia de sombras dos camelos na areia.

Definitivamente use calças compridas para evitar atrito no interior de suas pernas, além de trazer sapatos fechados. Trazer um par de sapatos abertos também veio a calhar quando cheguei ao acampamento. Eles deixaram meus pés respirarem enquanto os protegiam da areia que ainda estava bastante quente.Estar sentado em um camelo pode ser desconfortável em sua parte traseira, então não hesite na alternativa de caminhar ao lado de seu camelo. Ou faça o que eu fiz e apoie seus pés nas alças de forma intermitente para dar um pouco de alongamento para reduzir a dor.

Espere ser um pouco tenro no dia seguinte de andar de camelo, mas o que vem a seguir vai fazer tudo valer a pena.

Hospitalidade

Passando a noite em um acampamento no deserto sob as estrelas. Agora isso é algo que você não esquecerá com pressa. E, felizmente, é uma atividade incluída na turnê “Best of Morocco” do Intrepid . Quando o sol se põe sobre as dunas, é fácil sentir que você está em um sonho. Seus anfitriões irão preparar um banquete saudável, então a única coisa que você precisa se preocupar é absorver a atmosfera e contemplar os lindos tons em constante mudança.

Tome um chá de menta (conhecido como uísque berbere) durante o jantar e, em seguida, prepare-se para a noite. É provável que seu acampamento seja simples, com roupas de cama e banheiros básicos, mas pouco mais.

Cobertores fornecidos geralmente são suficientes para a maioria dos visitantes entre abril e outubro. Você pode gostar de trazer seu próprio saco de dormir para um calor extra, especialmente durante os meses entre novembro e março.

A Sensação de Estar Impressionado

Uma estadia no deserto é uma ocasião que você não esquecerá. Um pequeno desconforto pode surgir, mas cabe a você aceitar os desafios e abraçar seu senso de aventura. Enquanto a sua experiência no deserto chega ao fim, você será acordado na manhã da sua partida antes do sol nascer. Suba uma duna para ver o nascer do sol iluminar os grãos de areia e transformá-los em dunas cremosas. A magia da Mãe Natureza não conhece limites.

Quando você voltar para o deserto e observar Merzouga lentamente, sua jornada no deserto parecerá uma miragem feliz.

Tenha atenção que em lugares como estes normalmente existem muitas doenças que no ocidente não existem e por isso é preciso saber quais são, que vacinas deve tomar e quais são as doenças que podem impedir que voe de avião.

Post Author: Sandra Cox