Site Loader

Tabuleiro do Acarajé, Consolação

Vatapá , acarajé , caruru : essa boca exótica de sons, pronta para rolar ao redor da língua, é igualada apenas pelo exotismo dos próprios ingredientes, que se unem para fazer um dos pratos mais emblemáticos da culinária soberba do nordeste brasileiro.

Comida de rua em Salvador, capital do estado da Bahia e epicentro do Afro-Brasil, os fritos ( acarajé ) são divididos e recheados com vatapá (uma pasta amarela espessa feita de camarão e amendoim moídos, leite de coco e óleo de dendê espesso), coroado com um punhado de camarões e uma porção de caruru, um condimento picante feito de quiabo.

O acarajé nesta junção de cinco metros quadrados no topo de uma rua repleta de bares perto da Universidade Mackenzie é servido com graça, charme e sorrisos calorosos de Fátima e Miri de Castro.

As irmãs baianas, que abandonaram as carreiras de São Paulo para iniciar este lugar, aprenderam a fazer acarajé durante um período de intensa experimentação antes de abrir no início de 2013. E, se a multidão feliz e amistosa que se reúne aqui por noite 2,60 lanches é qualquer coisa para passar, eles quebraram.

• Rua Dr. Cesário Mota Jr 611, +55 11 4301 4363, facebook.com/tabuleirodoacaraje

Acrópoles, Bom Retiro, São Paulo

Ainda sob o comando do proprietário de 96 anos Thrassyvoulos Petrakis, que trabalhou como garçom aqui por uma década antes de comprar o negócio no início dos anos 70, esse clássico amado vem prosperando desde 1959, no coração do Bom Retiro, um dos bairros de imigrantes mais tradicionais de São Paulo. Muitas vezes há uma espera nos fins de semana; melhor apenas pedir uma garrafa de cerveja gelada e considerá-la parte da experiência.

Assim que estiver instalado no restaurante simples, azul e branco, comece com uma generosa meia porção de salada grega (R $ 22, £ 5,80) ou o prato inicial ( entrada completa, £ 9), com queijo de pasta mole, picles, beringela, hummus, salada de batata e pedaços macios de polvo.

Para pedir seu prato principal (a partir de 7,50 libras), esprema as mesas apertadas até a cozinha e escolha o que lhe chamar a atenção de uma variedade de pratos que inclui carneiro assado, salmão com risoto de frutos do mar, repolho recheado e sublime lula recheada 14), que vem com arroz de tomate cravejado de polvo suculento.

O moussaka (£ 8,50) é celestial: crocante e queijo no topo, e intensamente saboroso abaixo. Uma fatia gorda de galaktoboureko de creme (£ 1,80), com um top de filo requintado, deve terminar bem.

• Rua da Graça, 364, +55 11 3223 4386, restauranteacropoles.com.br

Mocotó, Vila Medeiros

É um passeio para chegar lá: Mocotó fica a 40 minutos de carro do centro de São Paulo (ou pegue o metrô da linha azul até Tucuruvi, depois são 10 minutos de táxi). Mas se você conseguir, e se você puder aguentar uma espera de 40 minutos a duas horas por uma mesa nos fins de semana – saboreando deliciosas e criativas caipirinhas enquanto espera – esta é uma chance imperdível de tentar o nordeste Comida brasileira no seu melhor.

O restaurante, que apareceu no 16º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina no ano passado , é dirigido por Rodrigo Oliveira ao lado de seu pai José, o ex-dono original do boteco.

É famosa por pratos clássicos produzidos com fidelidade que, de alguma forma, sempre são o dobro do que você já teve antes – e mais barato do que parece ser a cara São Paulo.Escondidinho de carne seca , uma torta de pastor de mandioca feita com carne seca, ou o suntuoso e derretido joelho de porco , com uma pilha de cuscuz ( cuscuz brasileiro).

Encomendar uma procissão de pratos para compartilhar durante uma longa tarde de pastoreio é a maneira perfeita de ir para lá: experimente cubos crocantes de tapioca frita com um molho doce e picante, e torresmo de carne de porco caseira fora de outro mundo , £ 1.30). Oliveira abriu recentemente um restaurante-irmão ao lado, o Esquina Mocotó , com um cardápio mais chique e preços um pouco mais altos, que foi recebido tão arrebatador como o original da brigada gastronômica do SP.

• Avenida Nossa Senhora do Loreto 1100, +55 11 2951 3056, mocoto.com.br

Chi Fu, Liberdade

Lar do que é considerado a maior comunidade japonesa fora do Japão, São Paulo é abençoada com centenas de restaurantes japoneses, servindo sukiyaki, ramen ( lamen ) e sushi em abundância.

Procure comida chinesa, no entanto, e suas opções são estranhamente limitadas, o que faz de Chi Fu, um palácio de dois andares de cozinha chinesa barata e altamente autêntica na Liberdade, o coração do São Paulo japonês, ainda mais precioso. Se o português é um problema para você, relaxe: a maioria dos funcionários do Chi Fu também não fala, ou não quer.

Então, faça o que você acha do vasto cardápio, suntuoso com fotos, ou vá para a carpa no vapor (£ 8) ou tilápia (£ 9) com gengibre; uma pilha de macarrão ( massas ) com carne de vaca, porco, camarão ou marisco misto ( carne, lombo, camerão ou fruto do mar,£ 7); ou um enorme prato de lula picante e picante ( lula com molho , 10,50 libras).

Espere ser conduzido ao andar superior, passando por um andar térreo repleto de famílias chinesas festejantes e – a menos que você esteja em um grupo similarmente grande – para compartilhar uma das enormes mesas, com susan preguiçoso. Fatias de melancia aparecem quando os funcionários decidem que você está pronto, completo com um projeto de lei, manuscrito em chinês.

Nota: Não aceitam cartões…

• Praça Carlos Gomes, 200, +55 11 3112 1698, sem site

Ella, Pinheiros

Inaugurado em uma rua indescritível em Pinheiros, em março de 2013, e dirigido pelo chef-proprietário Alexandre Romano – que tem passagens por alguns dos melhores restaurantes italianos da cidade, incluindo o incomparável Fasano -Ella, é uma revelação compacta e deliciosamente acessível. Popular entre os jornalistas e funcionários da Editora Abril – os escritórios da revista Leviatã do Brasil estão na mesma rua – Ella oferece massa caseira sedosa e requintada, gnocchi de primavera e milanesas tenras(bife à milanesa em um revestimento soberbamente crocante).

O melhor de tudo é que há um cardápio diurno de três pratos que pode ser o almoço de melhor valor na cidade. Cerca de £ 8,80 você recebe uma escolha de entrada a partir de um menu que muda semanalmente – a nossa escolha foi polenta coberto com ragu de pato, ou salada de mussarela – um prato principal que pode ser massas, risoto ou o milanesa acima mencionado, servido com gordura vertentes de bigoli macarrão em manteiga de sálvia, além de sobremesa.

Do cardápio a la carte, o delicado tortelli de beterraba rosa (10,50 libras), recheado com pedaços de noz e sálvia murcha e recheado com ricota com a opção de foie gras, em vez de manteiga de sálvia – é simplesmente inesquecível. Para terminar, escolha entre uma fatia grossa de abacaxi ou um pote de pannacotta branco brilhante em um caldo frutado, vividamente rubi.

• Rua Costa Carvalho 138, +55 11 3034 1267, facebook.com/ellarestaurante

Rinconcito Peruano, Santa Efigênia

Um pedacinho de Lima em uma região muito antiga do centro de São Paulo, o Rinconcito Peruano (“cantinho do Peru” em espanhol) é humilde, despretensioso, barato como batatas fritas e quase invariavelmente abalroado. Não há sinal, apenas uma porta aberta e um lance de escadas; assim, você vai e segue em frente, passando pelo salão principal até o arejado andar superior.

O cardápio variado oferece sopas que aquecem a alma (experimente o Minuta, £ 3,20, ou frango frito e arroz frito peruano-chinês, chaufa), mas o ceviche fresco e delicioso é o rei dos pratos aqui, e vem em pequenas, médias ou grandes doses (de £ 7- £ 26), empilhados em uma cama de batata e batata-doce e coberto com gordura dourada grãos de milho torrado e crocante.

O bairro é extremamente insalubre, então este não é um lugar para passear, e certamente não à noite. Ir para um almoço slap-up em vez disso, ou se é noite, pegue um táxi até a porta.

• Rua Aurora 451, +55 11 3361 2400, facebook.com/rinconcitoperuano

Post Author: Sandra Cox